sábado, 23 de setembro de 2017

Deslizar na imensidão da neve é mais que um esporte, é uma forma positiva de encarar a vida. É o momento de sentir a adrenalina percorrer pelo seu corpo e a paz em sua mente. Pratique o autoconhecimento, supere seus limites e chegue ao auge. Descubra essa sensação intensa de bem-estar e felicidade.

Sinônimo de aventura e diversão, o Ski é um esporte para adultos, jovens e crianças, ou seja, para toda a família. Praticado sobre a neve onde se desliza com o uso de pranchas ou patins que recebem o mesmo nome da prática desportiva, o Ski nos últimos anos é uma opção para brasileiros à procura de comodidade e conforto nas superestruturas oferecidas nas estações que margeiam Alpes e montanhas nevados.

A técnica para esquiar exige equilíbrio e agilidade e pode ser praticada sob diversas modalidades: Ski Alpino, Ski de Fundo e Ski Acrobático. Ao tratar de Ski, não se pode deixar de falar da prática no Snowboard, tão presente nas estações de Ski de todo o mundo e que desperta a atenção dos amantes de manobras radicais.

história do ski

Durante muito tempo, o Ski foi utilizado como um meio de transporte e também para facilitar a caça, sendo essencial nos rigorosos invernos da Escandinávia, do norte da Rússia e da Ásia Central.

A partir do século XIX, esquiadores noruegueses desenvolveram as técnicas de corrida de Ski, tornando a prática um esporte. O Ski expandiu-se mundialmente na década de 1920, quando se tornou uma das mais importantes disputas nos Jogos Olímpicos de Inverno.

equipamentos de ski e snowboard

Para a prática do Ski na neve, é necessário o uso de equipamentos e roupas especiais confeccionadas com materiais leves, resistentes e fáceis de usar e que possuem alto grau de proteção. Vale lembrar que toda estação de Ski oferece para locação as roupas e equipamentos específicos para a prática do esporte.

1) skis: duas “tábuas” de ski que devem ter aproximadamente a altura da pessoa que irá esquiar. Existem 3 tipos de esqui para cada nível de esquiador: o Standart, o Parabólico e o Alta-Performance. O Standart é indicado para iniciantes.

2) botas: há vários tipos de botas feitas especificamente para pessoas com pés chatos ou em arco, estreitos ou largos. Botas de Ski devem ficar firmes, porém, nunca apertadas.

3) bastões: os bastões são feitos para marcar o tempo de curva. A medida exata dos bastões deve ser do chão até a altura do cotovelo do esquiador.

4) fixações: são muito importantes, pois oferecem segurança ao usuário, servindo para prender os skis às botas

5) prancha: para a prática do snowboard, se for o caso.

esqui cross-country esqui cross-country esqui cross-country

esqui cross-country

atividade praticada em pistas planas ou levemente inclinadas através de movimentos alternados de braços e pernas, garantindo a locomoção do esquiador. O diferencial é que o calcanhar fica solto na bota e o pé é preso apenas pela ponta.

topo
heliskiing heliskiing heliskiing

heliskiing

prática de Ski Alpino fora das pistas, em áreas de difícil acesso, para onde os esquiadores são transportados por helicóptero..

topo
hiking hiking hiking

hiking

essa atividade é perfeita para quem deseja explorar trilhas entre a neve. Pode ser realizada por pessoas de todas as idades, pois não requer grande esforço físico. Para realizá-la é indispensável o uso de botas que possuem solado de borracha e várias amarrações de cadarços, as chamadas Hiking Boots.

topo
ice climbing ice climbing ice climbing

ice climbing

é uma atividade que exige muito preparo físico e experiência em escalada. A ice climbing ou escalada no gelo requer equipamentos adequados como, por exemplo, o machado para gelo com uma correia para fixá-lo à mão com segurança e botas com pinos na parte externa das solas, além de parafusos para gelo e cordas que evitam quedas.

topo
mergulho mergulho mergulho

mergulho

para quem gosta de desafio, o mergulho no gelo é uma opção que permite atividades ímpares como o "passeio na lua" ao andar de cabeça para baixo sob a placa de gelo, e fotos inéditas de animais marinhos em meio às águas calmas e límpidas. É necessário possuir uma boa experiência de mergulho ou ter feito algum curso ligado a essa especialidade.

topo
paragliding paragliding paragliding

paragliding

o voo de parapente é uma modalidade do voo livre, tornando-se uma ótima opção para os amantes de esportes radicais apreciarem as montanhas junto à adrenalina do salto.

topo
passeio a cavalo passeio a cavalo passeio a cavalo

passeio a cavalo

: realizado tanto no inverno como em épocas quentes, o passeio a cavalo permite atravessar pequenos lagos e explorar de perto as colinas, os bosques e as vistas de penhascos.

topo
passeio com sapatos de neve (snowshoeing) passeio com sapatos de neve (snowshoeing) passeio com sapatos de neve (snowshoeing)

passeio com sapatos de neve (snowshoeing)

caminhada no gelo que permite um contato mais próximo do local, onde cada pessoa recebe uma base resistente de plástico, com dentes de metal na parte de baixo, para fixar ao sapato e um bastão especial para percorrer o trajeto na neve com segurança.

topo
passeio de balão de ar quente passeio de balão de ar quente passeio de balão de ar quente

passeio de balão de ar quente

atividade de lazer muito segura que permite desfrutar, lá do alto, momentos agradáveis junto à sua família e/ou amigos, contemplando paisagens panorâmicas.

topo
passeio de bobsled ou bosleigh passeio de bobsled ou bosleigh passeio de bobsled ou bosleigh

passeio de bobsled ou bosleigh

muita diversão e adrenalina dentro de um trenó que percorre uma pista de gelo estreita e sinuosa através da força da gravidade, podendo atingir velocidades de 150 km/h. Os equipamentos necessários para a prática são: capacete de Skeleton, uniforme de competição, luvas, sapatilha de Bobsleigh, ombreira, cotoveleira e joelheira.

topo
passeio de snowmobile passeio de snowmobile passeio de snowmobile

passeio de snowmobile

Snowmobile é uma "moto" desenvolvida especialmente para andar sob a neve. Ela comporta até duas pessoas e permite explorar as belas paisagens pelas montanhas.

topo
passeio de trenó puxado por cachorro (dogsledding) passeio de trenó puxado por cachorro (dogsledding) passeio de trenó puxado por cachorro (dogsledding)

passeio de trenó puxado por cachorro (dogsledding)

trenó puxado por cães da raça Huskie, oferecendo aconchego e comodidade para que o visitante desfrute o passeio.

topo
passeio de trenó puxado por cavalo (horsesledding) passeio de trenó puxado por cavalo (horsesledding) passeio de trenó puxado por cavalo (horsesledding)

passeio de trenó puxado por cavalo (horsesledding)

passeio de trenó puxado por cavalos que oferece conforto e aproximação das mais belas paisagens.

topo
patinação no gelo patinação no gelo patinação no gelo

patinação no gelo

praticado com a finalidade de lazer ou competição, com o uso de patins (botas com lâminas fixadas na parte inferior) essa atividade pode ser realizada em lagos e canais congelados ou pistas especiais que possuem congelação artificial. Na competição há três modalidades: Corrida, Hockey e Patinagem Artística.

topo
pescaria de Inverno pescaria de Inverno pescaria de Inverno

pescaria de Inverno

realizada sobre lagos congelados, a pesca no gelo requer uma licença para a prática. É importante estar devidamente equipado: régua de gelo (para avaliar a espessura do gelo), verruma (ajuda a escavar o gelo), escumadeira (serve para retirar o lodo gelado do buraco), gancho (para retirar os peixes do buraco), além dos artigos tradicionais de pesca: vara, linha e carretilhas, anzol, iscas e barris. Para abrigar-se, existem opções seguras em forma de barraca (madeira ou plástico) ou pequenas casas para alugar próximas ao lago.

topo
ski ski ski

ski

Sinônimo de aventura e diversão, o Ski é um esporte para adultos, jovens e crianças, ou seja, para toda a família. Praticado sobre a neve onde se desliza com o uso de pranchas ou patins que recebem o mesmo nome da prática desportiva, o Ski nos últimos anos é uma opção para brasileiros à procura de comodidade e conforto nas superestruturas oferecidas nas estações que margeiam Alpes e montanhas nevados.

topo
Ski Alpino Ski Alpino Ski Alpino

Ski Alpino

pratica-se com um par de skis fixos aos pés e dois bastões. Os competidores precisam desviar dos obstáculos estando em alta velocidade no percurso em declive. Vence quem completar a prova em menor tempo. Pode ser praticado dentro das pistas ou fora delas (off-skiing).

topo
ski biking ski biking ski biking

ski biking

passeio divertido realizado com o uso de uma bicicleta própria para andar na neve. No lugar das rodas há dois skis que deslizam sob o gelo sem precisar de pedais e correia.

topo
sledding sledding sledding

sledding

agradável passeio de trenó indicado para toda a família.

topo
snowboard snowboard snowboard

snowboard

é o surfe na neve. Pratica-se com uma "prancha" especial. Pode também ser praticado fora das pistas (Helisurf). Existem diversas modalidades de Snowboard para competição: Slalom, Slalom Gigante, Supergigante, Free-Style e Big-Air.

topo
snowcat skiing snowcat skiing snowcat skiing

snowcat skiing

o Snowcat é um tipo de trator criado, primeiramente, para preparar as pistas de Ski. Hoje em dia, ele também é usado como veículo de lazer para explorar as paisagens da região.

topo
tobogãs tobogãs tobogãs

tobogãs

para uma ou mais pessoas (geralmente crianças), o tobogã proporciona passeios diretamente na neve. Ele difere da maioria dos trenós na medida em que não tem corredores na parte inferior. Vale lembrar que em alguns parques há colinas destinadas exclusivamente para esta prática, onde trenós comuns não entram.

topo
Bagagem

bagagem

- Coloque nome completo e número de telefone nas bagagens e bagagem de mão.
- Faça a mala com roupas adequadas ao clima do país de destino.
- Leve roupas para sair ou jantar após a prática do Ski.
- Deixe para alugar as roupas e os equipamentos específicos nas estações.
- Leve protetor solar e hidratante para a pele, protetor labial, óculos escuros e um gorro que também proteja as orelhas.
- Monte uma "farmacinha" com medicamentos de primeiras necessidades e com o que está acostumado a tomar. Lembre-se que medicamentos restritos devem ser acompanhados de receita médica.
- Caso já tenha o jogo de ski (um par de skis, bastões e botas) lembre-se de declarar o transporte de equipamentos esportivos antes do check-in, evitando a cobrança de excesso de bagagem.
- Não é permitido carregar objetos perfurantes ou cortantes na mala de mão. Além disso, voos internacionais restringem o transporte de líquido na bagagem de mão. Cremes, pastas, gel e aerossol podem ser carregados dentro de frascos de no máximo 100 ml e colocados em embalagens plásticas transparentes de no máximo 1 litro.

Documentos

documentos

- Verifique a data de validade do seu passaporte.
- Faça um seguro de viagem que cubra a prática de ski.
- Tire cópias de documentos importantes e as leve consigo.
- Verifique a data de expiração do visto de entrada do país de destino.
- Atenção para as datas de início de confirmações de curso e acomodação.
- Leia a apólice da Carteirinha de Seguro Saúde Internacional e verifique os telefones de contato e emergência.
- Leve cartão de crédito, travel checks e dinheiro trocado conforme a moeda do país de destino.

VALE LEMBRAR

- Informe-se sobre guias turísticos da cidade ou país de destino.
- Certifique-se do horário do voo e apresente-se para o check-in duas horas antes do embarque. Fique atento ao fuso horário.

Documentação

documentação

Atenção para os documentos exigidos no ato do check-in para o embarque, em caso de viagem internacional:

Maiores de 18 anos
- Passaporte com validade mínima de 6 (seis) meses ou conforme exigência do país visitado.
- Visto Consular (quando exigido).
- Para viagens ao Mercosul: passaporte ou RG original em bom estado e com emissão inferior a 10 anos, exceto para o Chile em que a emissão precisa ser anterior a 5 anos.

MENORES DE 18 ANOS
- Passaporte ou RG (certidão nascimento não é aceito) para viagem internacional, inclusive se o destino for o Mercosul ou Cruzeiros.
- Se o menor estiver desacompanhado dos seus responsáveis, é necessária a autorização dos mesmos por escrito e com firma reconhecida em cartório.
- Caso o menor estiver acompanhado apenas com o pai, é necessária a autorização da mãe e vice-versa.
- Visto Consular (quando exigido).

ESTRANGEIROS
Independente de ser residente ou não no Brasil, deverá portar as seguintes documentações:
- Passaporte, RNE original e visto necessário (inclusive para viagens ao Mercosul).
- Atestado da(s) vacina(s) exigida(s) pelo país de destino.

Dicas para esquiar

dicas para esquiar

As estações de ski possuem monitores diplomados para ensinar aqueles que ainda não sabem esquiar ou desejam aperfeiçoar sua técnica. Com aulas em diversos idiomas, elas promovem além dos cursos normais, cursos para treinamento de competição. Após as aulas, é hora de esquiar, mas antes, preste atenção nessas dicas:
- Retire brincos, piercings ou qualquer outro acessório que possa causar algum ferimento na hora da queda.
- Alongue-se antes e depois de esquiar.
- Faça refeições leves antes da prática.
- Após uma queda, o melhor jeito de se levantar é virando-se para o lado e subindo devagar.
- Se você nunca esquiou, comece pelas pistas mais simples.
- Caso opte pelo snowboard, saiba que ele requer maior preparo físico.

anoraque

casaco de neve que pode ser impermeável e com capuz.

après - ski

o termo se refere ao fim do dia, quando as atividades na montanha fecham e os bares abrem para a socialização.

bastões

os bastões são feitos para marcar o tempo de curva. A medida exata dos bastões deve ser do chão até a altura do cotovelo do esquiador.

black diamond

pista com nível de dificuldade avançada ou que exija experiência.

blue square

pista com nível de dificuldade intermediária.

bobsled ou bobsleigh

muita diversão e adrenalina dentro de um trenó que percorre uma pista de gelo estreita e sinuosa através da força da gravidade, podendo atingir velocidades de 150 km/h. Os equipamentos necessários para a prática são: capacete de Skeleton, uniforme de competição, luvas, sapatilha de Bobsleigh, ombreira, cotoveleira e joelheira.

bumps ou moguls

é uma série de ondulações em pistas de ski, para que os esquiadores esquiem em volta. Estas podem ser formadas naturalmente ou serem criadas por máquinas.

chair lift

cadeiras que fazem o transporte de pessoas até as montanhas, presas a um cabo aéreo. Podem ser duplas, triplas ou comportar mais de quatro pessoas.

condomínio

acomodação com infraestrutura similar a de um apartamento.

corduroy

termo utilizado para descrever a marca deixada pelo snowcat (trator de neve) quando preparando as pistas para o esqui.

cross country ski

Cross Country ou Ski de Fond - atividade praticada em pistas planas ou levemente inclinadas através de movimentos alternados de braços e pernas, garantindo a locomoção do esquiador. O diferencial é que o calcanhar fica solto na bota e o pé é preso apenas pela ponta.

crud

é a próxima fase da neve tipo Powder que começa a ficar marcada pela passagem das pessoas e repleta de áreas similares à Powder e outras aéreas com neve mais dura e escorregadia. Esquiar sobre a neve tipo Crud torna-se um pouco mais difícil.

crust

é o estado que apresenta uma crosta mais dura por cima da neve macia (Powder) por conta do derretimento da camada superior, mas congelando-se novamente devido ao frio. Se a crosta estiver bem sólida, você vai esquiar a maior parte do tempo sobre a camada dura.

dogsledding

trenó puxado por cães da raça Huskie, oferecendo aconchego e comodidade para que o visitante desfrute o passeio.

free- style

É a prática de Ski ou Snowboard com manobras livres, acrobáticas.

gôndola

cabine fechada ligada a um cabo aéreo, utilizada para o transporte de 4 ou mais pessoas. Lembra um bondinho.

googles

óculos especiais para a prática do Ski. Protegem os olhos do vento, da neve e dos raios UV.

green circle

pista com nível de dificuldade iniciante.

grooming

remoção e compactação de neve para preparação das pistas de Ski.

halfpipes

pista em forma de "U" para uma das práticas Free-Style de Snowboard.

heliskiing

prática de Ski Alpino fora das pistas, em áreas de difícil acesso para as quais os esquiadores são transportados de helicóptero.

heliskiing

prática de Ski Alpino fora das pistas, em áreas de difícil acesso, para onde os esquiadores são transportados por helicóptero.

helisurf

prática de Snowboard fora das pistas, em áreas de difícil acesso, para as quais os snowboarders são transportados de helicóptero.

horsesledding

passeio de trenó puxado por cavalos que oferece conforto e aproximação das belas paisagens dos Alpes.

hotel

localizado na cidade/vila próxima à montanha.

ice climbing

é uma atividade que exige muito preparo físico e experiência em escalada. A ice climbing ou escalada no gelo requer equipamentos adequados como, por exemplo, o machado para gelo com uma correia para fixá-lo à mão com segurança e botas com pinos na parte externa das solas, além de parafusos para gelo e cordas que evitam quedas.

ice skating

Patinação no gelo. praticado com a finalidade de lazer ou competição, com o uso de patins (botas com lâminas fixadas na parte inferior) essa atividade pode ser realizada em lagos e canais congelados ou pistas especiais que possuem congelação artificial. Na competição há três modalidades: Corrida, Hockey e Patinagem Artística.

icy snow

esse tipo de neve forma uma superfície sólida e muito escorregadia por ter derretido e congelado diversas vezes. É considerada a pior neve para esquiar.

lift ticket

ticket com validade para somente uma subida em um dos meios de elevação.

lifts

elevadores que servem para levar os esquiadores e snowboarders até o começo de uma pista.

moguls ou bumps

é uma série de ondulações em pistas de ski, para que os esquiadores esquiem em volta. Estas podem ser formadas naturalmente ou serem criadas por máquinas.

off piste

significa esquiar fora das pistas demarcadas no mapa.

paraglider

o vôo de parapente é uma modalidade do voo livre, tornando-se uma ótima opção para os amantes de esportes radicais apreciarem as montanhas junto à adrenalina do salto.

poma lift / t-bar

os esquiadores são puxados para o topo da pista, deslizando com os skis ou boards através de um disco ou um T (que se coloca entre as pernas) ligado a um cabo principal.

powder

neve recém-caída e intocada. Proporciona ao esquiador uma sensação de estar flutuando. É considerada a melhor superfície para Ski e Snowboard, pois proporciona uma boa condição nas tentativas de novas manobras e controle da velocidade.

skeleton

esporte das Olimpíadas de Inverno praticado por homens e mulheres. O termo skeleton significa "esqueleto", em português. Nesta prática, o atleta desliza, estando em cima de um trenó, por uma pista ondulada e com muitos obstáculos. O trenó é dominado pelo impulso dos joelhos, do tronco e da cabeça do atleta.

ski- biking

passeio divertido realizado com o uso de uma bicicleta própria para andar na neve. No lugar das rodas há dois skis que deslizam sob o gelo sem precisar de pedais e correia.

ski in / ski out

hotel localizado na montanha onde os hóspedes têm a opção de sair e voltar esquiando.

ski parabólico

skis que possuem em sua lateral uma forma de parabólica. Quando inclinado, facilita o movimento em curva.

ski pass

passe de acesso aos elevadores e pistas de uma estação de esqui.

ski performance

skis parabólicos e altamente flexíveis, possuindo uma curvatura que o deixa arqueado quando sem carga.

ski standart

skis retos ou semiparabólicos

sledding

agradável passeio de trenó indicado para toda a família.

slope

terminologia coloquial utilizada para se referir às pistas/montanhas.

slush

é a neve que derreteu por causa da alta temperatura, ficando muito mais pesada e dificultando as curvas por estar molhada.

snow chain

correntes utilizadas nos pneus dos carros para evitar o deslizamento no gelo e na neve.

snow report

status das condições meteorológicas das diferentes estações.

snow update

boletins que informam as previsões e condições da neve e tempo na estação de esqui

snowboard

é o surfe na neve, praticado com uma prancha especial Pode ser realizado dentro das pistas ou fora delas. Existem diversas modalidades de Snowboard para competição Slalom,Slalom Gigante, Supergigante, Free-Style e Big-Air.

snowboard

é o surfe na neve. Pratica-se com uma "prancha" especial. Pode também ser praticado fora das pistas (Helisurf). Existem diversas modalidades de Snowboard para competição: Slalom, Slalom Gigante, Supergigante, Free-Style e Big-Air.

snowcat

trator utilizado para fazer grooming, isto é, para a preparação da neve para o ski.

snowmaking

equipamentos especiais para a fabricação de neve artificial, suprindo assim, as regiões em que haja escassez e possibilitando uma neve constante e uniforme.

snowmobile

moto especial para a neve.

snowmobile

Snowmobile é uma "moto" desenvolvida especialmente para andar sob a neve. Ela comporta até duas pessoas e permite explorar as belas paisagens pelas montanhas.

snowshoeing

caminhada no gelo que permite um contato mais próximo do local, onde cada pessoa recebe uma base resistente de plástico, com dentes de metal na parte de baixo, para fixar ao sapato e um bastão especial para percorrer o trajeto na neve com segurança.

t-bar ou poma lift

os esquiadores são puxados para o topo da pista, deslizando com os skis ou boards através de um disco ou um T (que se coloca entre as pernas) ligado a um cabo principal.

telemark

técnica usada pelos esquiadores alpinos até a década de 30, que permite a execução de curvas com o adiantamento grande de um dos esquis e com o joelho dobrado. Essa prática ressurgiu recentemente.

trails

pistas ou caminhos catalogados e especialmente cuidados para a prática de Ski/Snowboard. Nos mapas são publicados seus níveis de dificuldade que são identificados pelas cores: verde para iniciantes, azul para nível intermediário e preto para esquiadores experientes e/ou em nível avançado.

traveller check

ou cheque de viagens, é uma forma cômoda e segura de levar dinheiro em viagens internacionais. É aceito em hotéis e em diversos estabelecimentos comerciais em todo o mundo, como lojas e restaurantes, e também pode ser facilmente trocado pelo dinheiro local em instituições financeiras ou postos de câmbio.

tree skiing

refere-se à prática do ski realizada fora das pistas, entre as árvores. Indicada somente para esquiadores experientes.

tubing

para uma ou mais pessoas (geralmente crianças), o tobogã proporciona passeios diretamente na neve. Ele difere da maioria dos trenós na medida em que não tem corredores na parte inferior. Vale lembrar que em alguns parques há colinas destinadas exclusivamente para esta prática, onde trenós comuns não entram.